RICINO

        

          A RICINO é constituída por instituições de grande representatividade no setor, tais como a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA), o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), o Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma) e o Centro de Excelência em Engenharia Naval e Oceânica (CEENO). Tal rede possui cinco núcleos.

          Em 9 de julho de 2010, foi instalado o Núcleo Regional-RS/FURG da RICINO – Rede de Inovação Tecnológica para Competitividade da Indústria Naval e Offshore, iniciativa que visa estabelecer um locus comum para o desenvolvimento de ações que atribuam níveis internacionais de competitividade à indústria naval e offshore brasileira. Além do Núcleo Regional-RS/FURG acima mencionado, os demais quatro núcleos que a constituem são: Núcleo Tecnologia da Construção Naval-RJ/COPPE; Núcleo Projeto Naval e Offshore-SP/USP; Núcleo Cadeia de Suprimentos-SP/IPT; Núcleo Regional- PE/UFPE.

          Com o objetivo de dar sequência às ações do Núcleo RICINO/RS uma carteira de projetos e ações estruturantes está sendo criada, com intuito de organizar o novo Polo Naval e Offshore de Rio Grande, e com o objetivo de tornar a região em um centro tecnológico competitivo capaz de gerar empregos qualificados, riqueza e bem estar social.

 

 

Sobre:

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciéncias Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.

logo do centro de ciências computacionais logo da universidade federal do rio grande